Quem somos

Fernando Pessoa é professor de filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo, onde leciona cursos sobre metafísica, filosofia da arte e literatura brasileira. Fernando dedica-se, sobretudo, às obras de Nietzsche, Heidegger, João Cabral de Melo Neto e João Guimarães Rosa. 

Entre, 2006 e 2013, organizou os Seminários Internacionais Museu Vale. Entre 1994 e 2001, foi o editor da Revista Sofia, do Departamento de Filosofia da UFES. Desde 2016, organiza o Diálogos Ana Terra, na Galeria Ana Terra. Em 2017, lançou o livro Verdade, liberdade e destino no pensamento de M. Heidegger, pela editora Chiado.

Também em 2017, foi um dos ganhadores do Prêmios Literários da Fundação Cultural do Pará, que lançará, em 2018, seu próximo trabalho Corpo e faca em João Cabral de Melo Neto. Nesse ano, foi convidado para organizar o evento Encontros com a arte contemporânea, no Museu Vale. 

Fernando já realizou curadorias e publicou textos críticos para diversos museus e galerias do Espírito Santo. Dentre ele, destacam-se: 

1 + 7 Arte contemporânea no ES, no Museu Vale; 
O diálogo da diversidade, na Galeria Matias Brotas; 
oba: entre deuses e homens, no Museu Capixaba do Negro. 

Paralelamente a essa última exposição, organizou, junto com a artista Juliana Pessoa, o Seminário "Nagôs e bantus: entre deuses e homens", que contou com a presença de zeladores de terreiros de candomblé e umbanda, intelectuais, acadêmicos, diretores de museus e sacerdotes católicos e evangélicos. 




Juliana Pessoa possui graduação em arte e mestrado em filosofia, ambos pela UFES. Sua dissertação de mestrado, "Todos somos artistas: um diálogo entre Nietzsche e Beuys", buscou interpretar o conceito ampliado de arte de Joseph Beuys a partir do pensamento de Friedrich NIetzsche.  

Já atuou nos programas educativos do Museu Vale e da Casa Fiat; como tutora do curso de pós-graduação da UFES, "Dimensões da Humanização"; e também como professora de artes no ensino médio e no EJA. Recentemente foi professora da disciplina História da Filosofia Contemporânea, no curso (EAD) de Filosofia, da UFES.

Juliana é artista plástica e dedica-se ao desenho. Já realizou diversas exposições coletivas e individuais, dentre as quais destacam-se: 

recordações de criança, na Galeria Homero Massena; 
oba: entre deuses e homens, no Museu Capixaba do Negro; 
Cá entre nós, na OÁ Galeria; 
III Bienal do Sertão, na Casa Memorial; 
- Nonada., no Complexo Cultural Teatro Deodoro - que será inaugurada no dia 10 de maio de 2018.

Em 2018, teve seu projeto - Nonada. selecionado por três editais: o da Galeria de arte da UFF; da Pinacoteca da UFAL; e do Complexo Cultural Teatro Deodoro, em Alagoas. Também nesse ano, foi convidada a expor sua pesquisa sobre candomblé na Semana da Cultura Brasileira, na cidade de Sófia, Bulgária.  


O blog pessoa y pessoa reúne a  produção de Fernando e Juliana, tanto suas reflexões sobre arte e filosofia, quanto seus projetos nessas áreas.   



    

2 comentários:

  1. Feliz com a iniciativa de vocês, contente com a proposta e motivado pelo conteúdo que iremos encontrar por aqui... Sucesso ao blog e ao casal Pessoa y Pessoa...

    ResponderExcluir