sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Homenagem à primavera


"A Flor é sem porquê, 
Floresce por florescer. 
Não olha para si mesma, 
Nem pergunta se alguém a vê!"

Angelus Silesius

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O Brasil e as religiões africanas - A Tribuna

O Mucane na 9ª Primavera dos Museus

O Programas Artes na Cidade, da GV/News, entrevista Wellington Barros do Nascimento, coordenador do Mucane, sobre a programação do museu na 9ª Primavera dos Museus.



A primavera chegou!

21/09/2015 18h25 - Atualizado em 21/09/2015 18h25

Primavera dos Museus chega a 9ª edição, com exposições e oficinas

Mucane e Museu do Pescador participam do projeto, que vai até dia 27, e resgatam a cultura indígena

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O Museu do Pescador participa da Primavera dos Museus (Foto: Elizabeth Nader/ Divulgação)O Museu do Pescador participa da Primavera dos Museus (Foto: Elizabeth Nader/ Divulgação)

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Hino dos orixás (umbanda)


Penso no dia que logo vai nascer 

E o meu peito se enche de emoção 
A esperança embate o meu ser 
Eu sou feliz e gosto de viver.


Pela beleza dos raios da manhã 
Eu te saúdo Mamãe Iansã 
Pela grandeza das ondas do mar 
Me abençoe Mamãe Iemanjá

Mediunidade na umbanda e intolerância religiosa

O minicurso realizado pelo Professor Rodrigo Queirós reuniu várias pessoas em um belo domingo de sol, no Museu Capixaba do Negro. Quem foi ao evento pôde ainda assistir à apresentação do grupo AraKorin: musicalidade e corporeidade afro-brasileira.

Grupo AraKorin: musicalidade e corporeidade afro-brasileira durante a abertura do minicurso

Roda de conversa com a mãe Anajete



Visita da Escola Judith Góes ao Mucane II

Pose para foto

O mito e a concepção de orixá no candomblé

VI Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise e
X Simpósio de Filosofia e Psicanálise: Tempos de guerras atuais


O mito e a concepção de orixá no candomblé

Juliana Pessoa

Em seu texto “Para quê poetas?”, escrito no ano de 1946, Heidegger nos alerta para o fenômeno da fuga dos deuses, que ameaça arrancar o fundamento do mundo e apagar a sua história. De acordo com o filósofo, essa fuga da divindade não significa que nós perdemos nossa capacidade de estabelecer alguma relação possível com os deuses e professar uma determinada religião. Esse fenômeno não é da ordem religiosa, mas ontológica, isto é, se relaciona com o modo como o homem compreende a verdade e, consequentemente, concebe o que é real. De uma maneira geral, nossa época não reconhece mais os deuses como o fundamento da realidade; e mais, segundo Heidegger, já estamos praticamente nos tornando incapazes de sentir essa ausência do sagrado como uma falta. Essa incapacidade é o principal índice da positividade de nosso esquecimento.